Construção civil conta com retomada em 2018

Imagem ilustrastiva

A partir de 2018 o setor da construção civil no Paraná espera sair do negativo. Segundo um balanço divulgado ontem (quarta, 6) pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado, a expectativa é de crescimento 2% no ano que vem no país. Nos últimos quatro anos houve quedas consecutivas de -6 neste ano, -5,6% em 2016, -9 em 2015 e de -2,1% em 2014.

De acordo com o Sinduscon, os dois principais fatores para a retomada no ano que vem são a redução na taxa de juros (que volta a facilitar o crédito para os compradores) e o recente retorno dos investimentos no país. Dados do IBGE mostram que o último trimestre teve uma alta de 1,6% na Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos. Este índice vinha de 5 anos consecutivos de queda. Uma das grandes expectativas para a retomada do setor é a entrada no mercado de um crédito chamado Letra Imobiliária Garantida.

Regulamentados pelo Banco Central em agosto, os papéis podem ser emitidos por bancos e comprados por investidores. Junto com seu balanço anual, o Sinduscon divulgou ontem (quarta) um ‘manifesto’ contra as recentes altas de impostos, citando o aumento do IPTU pela prefeitura e do ICMS pelo governo, além da tentativa de alta do ISS. Segundo o Sinduscon, a alíquota do ISS pode subir de 2 para até 5% no setor.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem