NacionalGeral

Consumidor deve acionar Procon por celulares vendidos sem carregador

Orientação da Senacon cita as empresas Apple e Samsung como autoras da prática abusiva

 Consumidor deve acionar Procon por celulares vendidos sem carregador

Foto: ilustrativa/pexels

Os Procons de todo o Brasil foram orientados a abrir processos administrativos contra as empresas Apple e Samsung pela venda de aparelhos celulares sem carregadores de energia. O direcionamento foi reforçado na última semana pela Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça. Segundo a pasta, a abertura dos processos vai exigir que as empresas se expliquem sobre a retirada dos carregadores e tomem medidas que garantam a satisfação dos consumidores.

A advogada especialista em Direito do Consumidor Claudia Silvano aponta que o caso pode ser interpretado como venda casada. Considerando que é impossível usar um smartphone sem um carregador de energia, as empresas acabam forçando os consumidores a comprar o item adicional.

Alegando redução do impacto ambiental, os gigantes do mercado de telefonia Apple e Samsung anunciaram recentemente a retirada dos carregadores e fones de ouvido. A empresa estadunidense adota a postura desde 2020, quando deixou de fornecer os itens na venda do iPhone 12 e seguiu a mesma postura no lançamento do iPhone 13. A empresa sul-coreana seguiu o exemplo da rival e parou de fornecer carregadores e fones de ouvido a partir do Galaxy S21.

Claudia Silvano ainda aponta que os periféricos são caros e levam os consumidores a comprarem itens de segunda linha, que podem causar acidentes ou prejudicar a vida útil do aparelho:

Para abrir uma reclamação no Procon Paraná não é preciso sair de casa. O canal prioritário é a plataforma www.consumidor.gov.br. Caso a empresa alvo da reclamação não esteja registrada, o consumidor também pode formalizar a denúncia pelo site: www.procon.pr.gov.br, e clicar na guia “reclamações”.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ