ParanáGeral

Consumidor deve ficar atento a hortifrútis sem prazo de validade

A portaria ministerial contraria o que determina o Código de Defesa do Consumidor

 Consumidor deve ficar atento a hortifrútis sem prazo de validade

Foto: Reprodução/Getty Imagens

Os alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, agora não precisam mais da indicação de prazo de validade. Uma portaria editada na semana passada pelo Ministério da Agricultura desobriga os produtores a colocarem a informação nas embalagens. Segundo o governo, o objetivo é combater o desperdício de alimentos, uma vez que muitos alimentos próprios para o consumo são descartados indevidamente.

Se por um lado existe a expectativa pelo menor aproveitamento dos hortifrútis, por outro há o temor de que produtos impróprios sejam vendidos. A advogada especialista em Direito do Consumidor, Claudia Silvano, chama a atenção especialmente para os casos dos produtos naturais que são disponibilizados transformados e embalados:

A colunista da BandNews FM avalia que a informação sobre o prazo de validade seria dispensável nas feiras livres, sacolões ou nos supermercados nos quais o consumidor pode checar individualmente o estado dos produtos. No entanto, a realidade é que há vários exemplos de frutas, verduras e legumes disponibilizados em embalagens que impedem o consumidor de avaliar os hortifrútis:

A especialista destaca que a decisão do Ministério da Agricultura contraria o Código do Consumidor. A portaria ministerial é baseada em uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispensa o prazo de validade em produtos como frutas e hortaliças. Para Silvano, a desobrigação cria uma situação de insegurança jurídica:

A resolução editada em 2002 pela Anvisa desobrigava, mas não proibia que as embalagens apresentassem o prazo de validade dos produtos frescos. Por isso, a maioria das unidades dos Procons estaduais exigia que que a informação estivesse clara, com base no que determina o Código do Consumidor.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Paraná recebe, em média, 20 denúncias por semana

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Mais de 21 mil paranaenses estão contemplados nesta etapa