Consumidores relatam tentativa de golpe por supostas multas e pendências com a Copel

 Consumidores relatam tentativa de golpe por supostas multas e pendências com a Copel

(Foto: divulgação / Copel)

Uma tentativa de golpe tem sido relatada por consumidores da Copel em várias regiões do Paraná. Pessoas que se passam por funcionários da companhia ou até por oficiais de tribunais de justiça estão ligando para consumidores e pedindo depósitos urgentes para o pagamento de multas, boletos em atraso ou outras pendências com a Copel. Os golpistas ameaçam com a retirada imediata do medidor de energia, e dão um prazo curto, de no máximo duas horas, para a pessoa fazer o depósito.

Foi o que aconteceu com a comerciante de Curitiba Isabela Beraldi Kormann, nesta semana.

Isabela e o marido têm um restaurante e receberam a ligação poucas horas antes do horário de almoço. Preocupados, eles resolveram ir até a Copel, onde descobriram que não havia débitos com a empresa, muito menos problemas com o medidor. Mas, segundo a comerciante, a preocupação foi tão grande que eles chegaram a considerar pagar a multa imediatamente.

Clientes da região Norte e do litoral do estado também já foram vítimas da tentativa de golpe. De acordo com a Copel, consumidores de Arapongas, Santo Antônio da Platina, Mamborê, Umuarama e Paranaguá receberam ligações semelhantes à da comerciante curitibana ouvida pela Bandnews. Segundo o gerente de atendimento telefônico da Copel, Marcelo Gonçalves Santos, esse é um golpe nacional, que também ocorre em outros estados e sempre com o mesmo roteiro.

A Copel pede que os consumidores entrem em contato com a empresa antes de fazer qualquer pagamento. Se for constatado o golpe, a empresa orienta ao consumidor que faça um boletim de ocorrência na polícia, informando o número de telefone do golpista ou da conta bancária que receberia o depósito. Santos alerta que a Copel não recebe por depósitos, e que qualquer conta em atraso é paga somente por fatura emitida pela companhia.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Copel, pelo número oficial de atendimento telefônico, que é o 0800 51 00 116.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social