Consumo de energia cresce 8% no 3º trimestre no Paraná

 Consumo de energia cresce 8% no 3º trimestre no Paraná
Foto: José Fernando Ogura/AEN

O consumo de energia cresceu 8% no terceiro trimestre deste ano no Paraná, se comparado com o mesmo período de 2020, alcançando 7.728 gigawatt-hora, entre julho e setembro de 2021.

De acordo com o relatório da área financeira da Copel, esses dados reafirmam a retomada econômica do Paraná, impulsionada especialmente pelos segmentos industrial e comercial. O relatório foi divulgado na sexta-feira (22).

Nos nove primeiros meses deste ano, o aumento foi de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 23.719 gigawatt-hora de energia comercializada.

Este é o resultado do chamado “mercado fio” da Copel, que inclui tanto a energia fornecida a consumidores cativos atendidos pela Copel Distribuição, quanto consumidores livres, empresas com demanda maior que 500 kilowatts, que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no ambiente livre.

A maior alta na venda de energia foi observada nos setores industrial e comercial, entre os clientes do mercado livre, ou seja, empresas de maior porte.

O consumo de energia neste segmento subiu 17% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020. Ao longo dos primeiros nove meses de 2021, o crescimento foi de 18,9%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem