EsportesFutebol

Coritiba inaugura primeiro camarote para torcedores com Autismo

Projeto foi viabilizado por meio de um leilão beneficente, realizado em maio

 Coritiba inaugura primeiro camarote para torcedores com Autismo

Foto: Divulgação/ Coritiba

O primeiro camarote de acomodação sensorial destinado para pessoas com autismo, vai ser entregue neste domingo (06), no Couto Pereira. O projeto foi viabilizado por meio de um leilão beneficente, realizado em maio, e pelas doações de materiais e mão de obra de empresas parceiras.

O Coritiba junto com o Instituto ICO, realizaram o leilão com as camisas usadas pelos jogadores na final do campeonato paranaense deste ano. Elas se tornaram um símbolo em apoio às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), já que traziam na numeração as cores e a forma de quebra-cabeça, símbolo do TEA, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Veja mais:

O projeto foi criado porque algumas particularidades do estádio de futebol podem se tornar barreiras invisíveis para pessoas com TEA. O barulho da torcida, fogos de artifício, a iluminação do estádio, entre outras características que são comuns em dia de jogo. O ambiente tem condições acústicas, térmicas e de iluminação favoráveis para que a pessoa autista se sinta bem.

O tratamento acústico das paredes e do teto foi feito para reduzir ao máximo o nível do barulho do estádio. Também do lado externo, microfones captarão o som que poderá ter seu volume calibrado em caixas de som internas, de acordo com a necessidade.

Foto: Divulgação/ Coritiba

A iluminação do ambiente é personalizada, feita por meio de luz indireta, proporcionando um maior conforto visual. O mobiliário também foi pensado de forma adaptada para esse público como, por exemplo, uma poltrona alta para que o indivíduo possa se isolar e se reorganizar sensorialmente, caso seja necessário.

Para usar o camarote é necessário realizar a reserva na semana do jogo. Será necessário enviar foto dos ingressos da partida, tanto da pessoa autista como do acompanhante (ambos meia-entrada cadeira inferior), e o laudo que ateste o TEA ou o número da carteira de identificação da pessoa autista.

O espaço estará disponível para agendamento a partir do jogo Coritiba x Corinthians, no dia 09 de novembro.

Reportagem por Mariane Senhuk, com supervisão de Ana Flavia Silva

Avatar

jully.mendes

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Com desgaste físico alguns titulares serão preservados pelo técnico Cuca

Nikão é apresentado antes da partida contra o Inter

Nikão é apresentado antes da partida contra o Inter

Ídolo do Furacão acertou o retorno ao Rubro-Negro, após ser emprestado pelo São Paulo