CuritibaGeral

Corregedoria da Câmara conclui que vereadora usou carro oficial indevidamente

No relatório foi constatada violação contratual do termo de uso, guarda e responsabilidade do veículo

 Corregedoria da Câmara conclui que vereadora usou carro oficial indevidamente

Foto: divulgação/Câmara Municipal de Curitiba

A sindicância da Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba solicitou a devolução imediata do carro oficial usado pela vereadora Carol Dartora (PT). Concluída nesta segunda-feira (12) a sindicância foi aberta para apurar denúncias de uso indevido depois que fotos e vídeos, postados nas redes sociais, mostraram a vereadora com o carro do legislativo em Ponta Grossa e outros municípios, como Londrina e Rolândia, nos dias 16 e 17 de julho. De acordo com o relatório da sindicância, elaborado pela corregedora, vereadora Amália Tortato (Novo), foi constatada a violação contratual do termo de uso, guarda e responsabilidade do veículo. O entendimento é de foram cometidas duas infrações ético-disciplinares.

Agora o relatório será encaminhado para análise do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A recomendação da sindicância à Direção Administrativa e Financeira da Câmara é que sejam tomadas medidas preventivas para redução de danos, como determina o código de ética. Além da devolução do veículo usado pela parlamentar, a recomendação da corregedoria é também que o contrato de locação de veículos oficiais para uso dos parlamentares não seja renovado.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar tem 60 dias para analisar o caso e decidir que medidas serão tomadas. Nesse caso a vereadora poderia ser punida com censura pública ou suspensão de prerrogativas regimentais. A nossa reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da vereadora Carol Dartora, mas até o momento não obtivemos resposta. 

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez