Corte de Araucárias está proibido no PR

O corte de Araucárias está proibido no Paraná por dois meses. A determinação consta em uma portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que foi publicada e começou a vigorar no início da semana. A medida de suspender o corte e manejo de Araucárias foi recomendada pelo Ministério Público do Paraná, com o objetivo de garantir a proteção da espécie.

O texto indica a suspensão das autorizações por um ano e o IAP acatou a medida por 60 dias. Os cortes só vão ser autorizados em casos bastante específicos, como quando as árvores representam riscos para a população. Até essa decisão o corte de Araucárias era permitido em outras situações, mesmo sendo uma espécie ameaçada de extinção. De acordo com a assessoria de imprensa do IAP, nesse período de 60 dias o Instituo vai fazer uma avaliação jurídica da recomendação do MP e decidir se estende o prazo da interrupção de licenças ou não.

Um levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que entre 2014 e 2015, quase dois mil hectares de florestas desapareceram no Paraná, considerando derrubadas maiores que três hectares, o que não abrange o chamado desmate seletivo, em que somente as espécies mais rentáveis são cortadas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem