Covid-19 pode afetar sistema cardiovascular até de jovens sem comorbidades que tiveram sintomas leves

 Covid-19 pode afetar sistema cardiovascular até de jovens sem comorbidades que tiveram sintomas leves

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Até mesmo formas mais moderadas da infecção pelo coronavírus podem deixar sequelas no organismo humano. É o que aponta um estudo de um grupo de pesquisa que reúne pesquisadores brasileiros e portugueses. Os primeiros dados, que já foram publicados em uma revista científica sobre saúde pública, indicam que mesmo pacientes jovens sem comorbidades, que tiveram sintomas leves e não precisaram de internamento, apresentaram desequilíbrio no sistema cardiovascular no pós-covid, como conta uma das pesquisadoras ligadas ao estudo, Luciele Minuzzi.

A próxima fase do estudo está avaliando possíveis fatores que influenciaram as alterações. Os pesquisadores já têm indícios de que a obesidade e o sedentarismo contribuíram para o aparecimento de mudanças no sistema cardiovascular depois da recuperação da infecção causada pelo coronavírus.

O estudo continua acompanhando os pacientes, para saber se a vacina pode influenciar na recuperação das sequelas. Manter o corpo saudável com exercícios e alimentação balanceada podem ajudar a evitar as alterações cardiovasculares, mas a pesquisadora indica que também é importante fazer um check-up.

A pesquisa é coordenada pelo professor Fábio Santos Lira e pela cientista Bruna Spolador da Universidade Estadual Paulista e conta com pesquisadores da Universidade do Oeste Paulista, de Portugal, da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos