CuritibaGeral

Covid causou mais mortes em regiões mais poluídas

Estudo feito por pesquisadora da UFPR mostrou relação entre partículas em suspensão e mortes

 Covid causou mais mortes em regiões mais poluídas

Foto: Geraldo Bubiniak/AEN

A infecção de covid-19 causou 7 vezes mais mortes em locais onde a poluição é mais elevada em Curitiba. A análise é da engenheira ambiental Gabriela da Costa, pesquisadora da UFPR, que correlacionou a quantidade de material particulado fino e o índice de mortes em diferentes regiões da capital e também da cidade de Araucária.

Regiões mais industrializadas e povoadas de Curitiba, que apresentam maior poluição, também tiveram maior mortalidade pela Covid-19. Na área da CIC e na cidade da região metropolitana, a mortalidade da Covid-19 foi de 5,8%, já na região do Cajuru, foi de 0,8%, como aponta a pesquisadora.

Para o estudo na capital paranaense, a poluição foi medida por meio do material presente no ar, que inclui poeira, fumaça e outros elementos em suspensão por causa do tamanho reduzido. A identificação destas partículas foi feita por sensores. O material particulado fino é aquele com tamanho aproximado de 2,5 μm (micrômetros), ou seja, 28 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 99% da população global vive em áreas onde a atmosfera tem níveis de poluentes acima do normal.

Veja mais:

Na pesquisa feita na capital paranaense, todas as regiões da cidade apresentaram índices de poluição superiores ao recomendado.

De acordo com o último Estudo de Carga Global de Doenças, feito em 2019, a poluição do ar foi responsável por 6,67 milhões de mortes no mundo naquele ano. Por isso a pesquisadora indica que este estudo deve servir de alerta para os gestores públicos.

O estudo também mostrou que a região do Pinheirinho, onde há o menor Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e renda per capita do município de Curitiba, apresentou o maior índice de mortalidade da cidade, reforçando que as condições socioeconômicas tiveram papel fundamental no acesso à saúde durante à pandemia.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Prestadores de serviço da Sanepar encontram corpo no Rio Iguaçu

Prestadores de serviço da Sanepar encontram corpo no Rio Iguaçu

Em nota, companhia informou que o corpo estava fora do canal de captação de água

Trilhas do Pão de Loth ficam fechadas para restauração

Trilhas do Pão de Loth ficam fechadas para restauração

Ação do IAT em parceria com a PUC-PR será realizada neste fim de semana

Curitiba terá Complexo de Reabilitação Silvio Santos no Cabral

Curitiba terá Complexo de Reabilitação Silvio Santos no Cabral

Projeto inclusivo terá investimento de R$65 milhões e vai ser construído no bairro Cabral