Crea vai fiscalizar decorações natalinas em Curitiba

 Crea vai fiscalizar decorações natalinas em Curitiba

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná vão fiscalizar a decoração natalina na região de Curitiba. O objetivo da ação é analisar se as estruturas temporárias estão em conformidade com regulamentos legais e se as instalações são acompanhadas por profissionais habilitados. De acordo com o engenheiro e gerente regional do Crea-PR, Maurício Bassani, quatorze pontos da capital paranaense que fizeram a instalação de enfeites de Natal serão monitorados.

As fiscalizações serão feiras em parques e ruas da cidade, além de estruturas instaladas dentro de shoppings. O gerente regional do Crea explica que se a decoração estiver fora dos padrões legais é emitida uma notificação e, posteriormente, caso haja reincidência haverá pagamento de multa.

O engenheiro ainda dá algumas instruções para quem pretende decorar a residência para o Natal. Ele lembra que um dos problemas mais comuns e aparentemente um dos mais inofensivos encontrados dentro de casa, é o de ligar vários equipamentos elétricos na mesma tomada com o uso de réguas e adaptadores.

Toda a instalação elétrica precisa estar de acordo com a Norma Brasileira 5.410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e qualquer modificação na rede elétrica das edificações deve ser sempre acompanhada por um especialista.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem