Nacionaleducação

Crédito extraordinário e PEC da Transição podem salvar universidades

Representantes das Instituições Federais se reuniram com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira

 Crédito extraordinário e PEC da Transição podem salvar universidades

Foto: divulgação/Fundação Araucária

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a abertura de crédito extraordinário, nesta quarta-feira (07), para permitir que o Governo Federal custeie despesas do executivo. Entre elas estão o pagamento do Benefício de Prestação Continuada, do seguro-desemprego e de despesas judiciais, entre outros gastos.

A decisão pode representar um fôlego para a situação orçamentária das universidades federais, afetadas pelo novo bloqueio de recursos realizado pelo Governo Federal, quinta-feira (01).

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, destacou a autorização do crédito extraordinário em reunião com a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Andifes.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, expôs ao ministro a gravidade da situação enfrentada pelas instituições, desde os cortes realizados em junho e agravados pelo bloqueio realizado semana passada.

LEIA TAMBÉM

Em comunicado divulgado pela Andifes, o chefe da Casa Civil chama a decisão do TCU de “luz no fim do túnel”. Ainda não há definição do tamanho do crédito extraordinário e de qual será o destino dos recursos. Ele “está sensível à situação das universidades”, diz o presidente da Andifes.

“Foi mencionada pelo ministro Ciro Nogueira também a possibilidade de recursos para as universidades, ainda este ano, dentro do orçamento da chamada PEC da Transição”, afirmou Fonseca.

“A Andifes vai se manter em permanente articulação com o governo e parlamentares com o objetivo de reverter os bloqueios de recursos que estão inviabilizando o fim de ano de toda a rede de universidades federais”, conclui.

Fonte: Andifes

Avatar

Cleverson Bravo

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ