CuritibaGeral

Cresce circulação da Covid-19 nos esgotos

Desde janeiro não eram registradas cargas virais tão elevadas na capital

 Cresce circulação da Covid-19 nos esgotos

Foto: Maurilio Cheli

Pela terceira oportunidade em um mês, a Rede Monitoramento Covid Esgotos publicou uma nova Nota de Alerta sobre o aumento expressivo da carga viral da doença nos esgotos de Curitiba. Conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, desde janeiro não eram registradas cargas tão elevadas na capital. A informação foi publicada nesta sexta-feira (27). O documento sustenta que “o aumento da carga viral nos esgotos em Curitiba também foi acompanhado pelo número de casos confirmados de Covid-19”.

Desde a primeira semana de maio, os informativos publicados já registravam crescimento. O avanço identificado agora exigiu o novo alerta. A Rede Monitoramento Covid Esgotos foi criada para ampliar a disponibilidade de informações ao enfrentamento da pandemia. Em Curitiba, o projeto é coordenado pela Universidade Federal do Paraná, com apoio da Sanepar. O trabalho também é feito no Distrito Federal e em outras quatro capitais (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro).

Este mês, a BandNews mostrou que o monitoramento do esgoto pode antecipar os dados epidemiológicos da Covid-19

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.