Cresce empreendedorismo no Brasil especialmente entre os jovens

 Cresce empreendedorismo no Brasil especialmente entre os jovens

Foto Gilson Abreu/ANPr

Foto Gilson Abreu/ANPr

Uma pesquisa mostrou quem dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos estava à frente de uma atividade empresarial ou tinha um plano de negócios no ano de 2018. Os dados do Global Entrepreneurship Monitor feita em 49 países e no Brasil contou com a parceria do Sebrae. Ainda de acordo com a pesquisa, o ano passado ainda teve a melhor taxa de empreendedorismo desde 2002, quando começaram as medições.

O número chegou a 38%. São cerca de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva envolvido em negócios próprios. Mesmo com a crise que atingiu o país nos últimos dois anos, o levantamento aponta que o empreendedorismo por oportunidade, aquele quando os empresários abrem negócio motivados pela identificação e uma oportunidade de mercado, registrou o melhor resultado dos últimos quatro anos e chegou a 61,8% dos entrevistados. De acordo com a coordenadora estadual de empreendedorismo do Sebrae/PR, Vânia Paula Claus,  justamente a crise motivou a abertura de novas empresas, em especial entre o público jovem.

Entre o público jovem, de 18 a 24 anos, a taxa de novos empreendedores subiu de 18,9% em 2017 para 22,2% em 2018 do total de pessoas que iniciam uma atividade empresarial. É o caso do Felipe Bueno. Ele sempre vontade de empreender, e ao ver uma oportunidade no mercado decidiu abriu mão de uma carreira sólida em uma multinacional para criar uma startup. Com apenas dois meses no mercado a projeção de faturamento para 2019 já chega a R$ 674 mil reais.

A Be The Next é uma plataforma que oferece aos atletas um espaço para disponibilizarem os perfis profissionais e coloca os currículos a disposição dos clubes.

Os especialistas dizem que a partir da pesquisa fica claro que 2018 foi um ano em que os empreendedores atuaram de forma as consolidar os negócios criados em períodos anteriores.

Reportagem Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social