Crescimento da economia do Paraná é de 2,5% em 2017

 Crescimento da economia do Paraná é de 2,5% em 2017

(Foto: Cleverson Beje/Faep/Arquivo ANPr)

(Foto: Cleverson Beje/Faep/Arquivo ANPr)

A economia do Paraná teve crescimento de 2,5 por cento em 2017 segundo dados do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. Os números foram divulgados nessa sexta-feira e apontam que o desempenho do Produto Interno Bruto, o PIB, foi mais que o dobro da média brasileira.

Segundo o IBGE, a economia do Brasil cresceu 1% em 2017. Com esses números, o Paraná encerrou o ano passado com um PIB de 415 bilhões de reais, o equivalente a mais de 6% da economia nacional. Em 2010, o Paraná era responsável por 5,8% de participação. Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, o número positivo aparece após dois anos de retração.

Além do setor agropecuário que puxou o crescimento, outro fator positivo veio da indústria, que depois de encolher na crise econômica, voltou a crescer. Em 2017, a atividade industrial teve expansão de 1,8%, por causa do desempenho dos ramos de máquinas e equipamentos, material de transporte e autopeças.

O setor de serviços registrou alta de 1,5%, influenciado pelo resultado do comércio e do ramo de alojamento e alimentação. Os setores que não tiveram bom desempenho em 2017 foram a construção civil, influenciada pela redução do programa Minha Casa, Minha Vida, e a produção de energia elétrica, afetada por questões climáticas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Investigação aponta que empresários, do ramo de alimentos, combinavam preços e direcionavam licitações

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense