Crescimento da presença do mosquito da dengue preocupa autoridades de saúde

 Crescimento da presença do mosquito da dengue preocupa autoridades de saúde

Foto: divulgação/ Instituto Osvaldo Cruz

(Foto: Divulgação/Instituto Osvaldo Cruz)

Equipes de saúde detectaram, em Paranaguá, no litoral do estado, um grande aumento de infestação do mosquito Aedes aegypti. A presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foi constatada em 58% das 331 armadilhas que foram instaladas na cidade entre os dias 7 e 11 de dezembro.

O que mais assustou as equipes de pesquisa foi a rapidez da evolução, já que as armadilhas que registravam 30 ou 40 ovos agora chegam a superar os 500. O alerta é do professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, Mário Navarro.

Segundo o professor, a prevenção, a partir de agora, depende de todos. O combate aos criadouros do mosquito precisa ser reforçado, também, pelos moradores de Paranaguá.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) de Paranaguá, afirmou que o assunto está sendo tratado com responsabilidade pela administração. A Prefeitura do Município informou que várias medidas estão sendo tomadas desde a epidemia, em 2016, quando vinte e nove pessoas morreram. Ainda em nota, a Administração Municipal, comunica que a partir da próxima terça-feira, dia 19, será iniciada outra operação de grande porte para eliminação de focos de dengue em Paranaguá“.

O levantamento realizado em 380 municípios do Estado, apontou 19 cidades que também estão com alto índice de infestação. São elas: Jacarezinho, Capanema, Nova Aurora, Douradina, Santa Helena, São José das Palmeiras, Guaíra, Amaporã, Lupionópolis, Dois Vizinhos, São Miguel do Iguaçu, Cidade Gaúcha, Londrina, Borrazópolis, Grandes Rios, Campo Mourão, Mamborê, Diamante d’Oeste e Maripá.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem