Esportes

Criador do Muay Thai brasileiro morre na região de Curitiba

 Criador do Muay Thai brasileiro morre na região de Curitiba

(Foto: divulgação/Chute Boxe)

oxe)
(Foto: divulgação/Chute Boxe)

Considerado o maior responsável por transformar Curitiba em uma das referências do muay thai mundial, Nelio Borges de Souza, conhecido como Nelio Naja, morreu ontem (12) em Almirante Tamandaré, na região metropolitana. Ele tinha 65 anos. O Grão Mestre trouxe o muay thai para o Brasil, no fim da década de 1970.

Ele treinou personalidades do esporte em Curitiba, como Rudimar Fedrigo, fundador da escola Chute Boxe, que formou campeões como Wanderlei Silva, e Fabio Noguchi, do CT Noguchi, tutor do campeão Anderson Silva. Nelio Naja é carioca e mudou-se para Curitiba em 1976. Depois de passar dois anos na Thailândia, ele adaptou técnicas orientais, deixando o muay thai mais prático, e criou o estilo brasileiro.

O Grão Mestre Rudimar Federigo, um dos alunos de Nelio, conta que ele plantou uma semente que hoje se espalhou pelo mundo.

Nelio Naja vivia solitário, em uma casa simples que ele mesmo contruiu em Almirante Tamandaré. Rudimar conta que ele se afastou da luta, sem talvez compreender a importância que teve no segmento.

Assim como o CT Noguchi, a Tai Naja e outras, a academia Chute Boxe, teve a técnica inspirada naquilo que Nelio ensinou. A Chute Boxe formou atletas de referência internacional.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Nelio Naja foi encontrado morto em casa e a morte teria ocorrido por causas naturais. Ele vivia de uma pensão e morava isolado há vários anos.  Não há informações sobre o enterro do grão mestre do muay thai brasileiro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Athletico vence o Operário e está na final do Paranaense

Athletico vence o Operário e está na final do Paranaense

Furacão enfrenta o Maringá, em duas partidas. Primeiro confronto será na cidade canção

Corrida do Porto tem inscrições abertas

Corrida do Porto tem inscrições abertas

O evento está marcado para o dia 09 de Junho

Athletico anuncia camisas do centenário

Athletico anuncia camisas do centenário

São duas versões comemorativas aos cem anos do clube, uma vermelha e a outra dourada