Criança picada por escorpião em Maringá está na UTI

 Criança picada por escorpião em Maringá está na UTI

Foto: Emanuel Marques da Silva/ Divisão de Zoonoses e Intoxicações da SESA

É grave o estado de saúde do menino de 6 anos picado por um escorpião em Maringá, no noroeste do Estado. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Universitário desde a tarde de segunda-feira (11), quando foi transferido de uma UPA.

O último boletim médico afirma que a criança inspira muitos cuidados, está respirando com a ajuda de aparelhos e não tem previsão de alta. No ano passado, a regional de saúde de Maringá foi que a registrou o maior número de acidentes com escorpiões no Paraná. Foram 762 casos, sendo 223 somente no município de Colorado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em 2018 foram registradas 3.144 ocorrências em todo o Estado, quase 80% a mais que em 2016, que teve 1.740 casos. Só neste ano, desde o início de 2019 até o dia 5 de março, foram contabilizados 456 acidentes com o animal no Paraná. A recomendação para prevenção de acidentes é manter o quintal limpo, livre de entulho e itens que possam servir de abrigo para as fêmeas procriarem.

Caso encontre um escorpião, a orientação é capturar o animal, vivo ou morto, e encaminhá-lo para a Secretaria Municipal de Saúde, para que ele seja direcionado para identificação. Com esses dados, é possível monitorar e rastrear focos de infestação. O soro antipeçonhento é disponibilizado apenas na Rede SUS.

Reportagem: Ana Flavia SIlva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem