Paraná

Crianças negras usam representação de correntes em desfile no Paraná

Prefeitura de Piraí do Sul nega "ofensa aos negros" ou "desrespeito à dignidade humana"

 Crianças negras usam representação de correntes em desfile no Paraná

Foto: Reprodução / Youtube / Prefeitura de Piraí do Sul

A Prefeitura de Piraí do Sul, a quase 200 quilômetros de Curitiba, rebateu, nesta segunda-feira (19), as acusações de racismo ou outra forma de preconceito, durante o desfile em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Uma das escolas do município usou representações de correntes em crianças negras para fazer referência ao período pré-colonial e colonial brasileiro. O desfile aconteceu neste domingo (18). As imagens foram reproduzidas pela Prefeitura, nas redes sociais do município.

Em nota, a Administração municipal diz que “em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade humana”. A nota da Prefeitura de Piraí do Sul reforça que “levando-se em consideração o contexto, tanto do momento do desfile quanto das ações cotidianas da escola, repudia-se qualquer menção ao racismo ou outra forma de preconceito”.

Foto: Reprodução / Youtube

Nas imagens, as crianças negras aparecem com as representações de correntes, amarradas nos braços e nos pés. Em outro trecho do desfile, outras crianças aparecem carregando uma placa com os dizeres “libertação dos escravos”. A nota da Prefeitura de Piraí do Sul defende que “as escolas possuem autonomia para manifestações”.

A Administração municipal chama a iniciativa de “apresentação contextualizada do período pré-colonial e colonial brasileiro, abordando alguns momentos históricos de grande relevância como: descobrimento, contato com indígenas, escravidão, Independência, Lei Áurea e a consequente abolição da escravatura, conforme release apresentado”.

Foto: Reprodução / Youtube

O Ministério Público do Paraná deve apurar o episódio. A Prefeitura terá que prestar esclarecimentos à promotoria.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Com máxima de 25ºC, Curitiba pode ter chuva nesta quarta

Com máxima de 25ºC, Curitiba pode ter chuva nesta quarta

Precipitação deve ser registrada entre a tarde e a noite na capital

BR-376 tem bloqueio total no sentido Santa Catarina

BR-376 tem bloqueio total no sentido Santa Catarina

Interrupção serve para instalação de pórtico de radar no km 668,3

Paraná registra mais 31 mortes por dengue

Paraná registra mais 31 mortes por dengue

Também foram confirmados 41,4 mil novos casos da doença