Paraná

Crianças negras usam representação de correntes em desfile no Paraná

Prefeitura de Piraí do Sul nega "ofensa aos negros" ou "desrespeito à dignidade humana"

 Crianças negras usam representação de correntes em desfile no Paraná

Foto: Reprodução / Youtube / Prefeitura de Piraí do Sul

A Prefeitura de Piraí do Sul, a quase 200 quilômetros de Curitiba, rebateu, nesta segunda-feira (19), as acusações de racismo ou outra forma de preconceito, durante o desfile em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Uma das escolas do município usou representações de correntes em crianças negras para fazer referência ao período pré-colonial e colonial brasileiro. O desfile aconteceu neste domingo (18). As imagens foram reproduzidas pela Prefeitura, nas redes sociais do município.

Em nota, a Administração municipal diz que “em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade humana”. A nota da Prefeitura de Piraí do Sul reforça que “levando-se em consideração o contexto, tanto do momento do desfile quanto das ações cotidianas da escola, repudia-se qualquer menção ao racismo ou outra forma de preconceito”.

Foto: Reprodução / Youtube

Nas imagens, as crianças negras aparecem com as representações de correntes, amarradas nos braços e nos pés. Em outro trecho do desfile, outras crianças aparecem carregando uma placa com os dizeres “libertação dos escravos”. A nota da Prefeitura de Piraí do Sul defende que “as escolas possuem autonomia para manifestações”.

A Administração municipal chama a iniciativa de “apresentação contextualizada do período pré-colonial e colonial brasileiro, abordando alguns momentos históricos de grande relevância como: descobrimento, contato com indígenas, escravidão, Independência, Lei Áurea e a consequente abolição da escravatura, conforme release apresentado”.

Foto: Reprodução / Youtube

O Ministério Público do Paraná deve apurar o episódio. A Prefeitura terá que prestar esclarecimentos à promotoria.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades