Crianças recebem aulas gratuitas de educação financeira em Curitiba

 Crianças recebem aulas gratuitas de educação financeira em Curitiba

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Nesse dia gelado, teve gente que levantou cedo da cama para fazer uma ação voluntária: funcionários do Sicredi foram dar uma oficina de educação financeira para crianças da Vila Zumbi, em Curitiba.

As aulas têm o apoio de gibis e vídeos da Turma da Mônica, em histórias que falam de como poupar, de onde vem o dinheiro e como ajudar no orçamento familiar. As 74 crianças que receberam as oficinas nesta manhã têm entre seis e nove anos, e são atendidas pela ONG ABC Vida, em atividades de contraturno.

Segundo Alyne Moreira Lemes, assessora de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi, a educação financeira é fundamental inclusive para crianças que não têm renda própria ou não recebem mesada, e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Entre os temas trabalhados nas oficinas, estão o orçamento familiar. O uso dos personagens da Turma da Mônica ajuda a envolver a turma: numa das historinhas, por exemplo, o Cebolinha quer fazer uma viagem com os pais.

Em outra história contada na oficina, a Mônica entende que o dinheiro não brota em caixas eletrônicos, mas que depende do trabalho dos pais para existir.

Para a assessora do Sicredi, é importante despertar as crianças desde cedo para a educação financeira, algo que outras gerações nem sempre tiveram. O Luiz Fernando dos Santos, de oito anos, já saiu com a lição na ponta da língua.

No total, 16 voluntários do Sicredi compareceram às oficinas para ensinar as crianças sobre educação financeira. Os vídeos da Turma da Mônica sobre o tema também estão disponíveis no canal do Sicredi no YouTube.

Reportagem: Estelita Carazzai

(Foto: divulgação)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem