CuritibaGeral

Criminalidade reduz em 40% em pontos da Muralha Digital

Praça do Gaúcho tem redução de 43% entre 2020 e 2022

 Criminalidade reduz em 40% em pontos da Muralha Digital

Foto: Daniel Castellano/SMCS

A criminalidade teve redução de 40% nos pontos monitorados pela Muralha Digital em Curitiba. É isso que aponta um levantamento da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, que compara números dos anos de 2020, 2021 e 2022, período em que o projeto entrou em execução. A Praça do Redentor, conhecida como Praça do Gaúcho, passou de 259 ocorrências no primeiro semestre de 2020 para 147 casos no primeiro semestre deste ano, por exemplo.

A queda é de 43%, mesmo que o primeiro semestre de 2020 tenha sido de isolamento social. Na leitura do secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, as câmeras aumentaram a eficiência do trabalho policial.

Nos cemitérios municipais a redução chega a 30%. Nestes locais, foram implementadas câmeras térmicas, que detectam a presença humana, mesmo no escuro. De acordo com o secretário, os próximos pontos da Muralha Digital serão definidos conforme as demandas da população, com base nos dados do 156.

O próximo desdobramento do projeto será a implementação das câmaras corporais nos agentes da Guarda Municipal. Segundo a prefeitura, o primeiro lote foi entregue em julho, com 10% das body cams previstas. Nos próximos meses Curitiba deve receber também 160 câmeras veiculares.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa