Cuidados com a aranha marrom no inverno

aranha-marronA maior incidência de aranha marrom acontece nos meses de verão, mas no inverno a atenção deve continuar, principalmente ao vestir roupas e calçados. Cerca de 4.500 pessoas são picadas por esse aracnídeo, por ano, em Curitiba e região metropolitana. Algumas das explicações do por que da incidência da aranha marrom em nossa região é a sua grande capacidade de adaptação às variações climáticas, chegando a suportar temperaturas entre 4ºC e 40ºC; o desmatamento; e a quase total ausência da lagartixa, principal predador da aranha marrom e de outros predadores naturais como sapos e galinhas domésticas. O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e Biólogo, Juliano Ribeiro alerta sobre a incidência da aranha marrom no inverno.

Dicas simples como  bater as roupas antes de vestir ajudam a prevenir uma picada.

A picada é indolor e, com o tempo, provoca dor em queimação, vermelhidão, inchaço e coceira. Se não for tratada, pode provocar necrose, mal-estar e dores pelo corpo. No caso de ocorrência do acidente com a “aranha marrom”, procure o quanto antes o posto de saúde mais próximo, e se possível leve junto a aranha causadora do acidente, para auxiliar na rapidez do diagnóstico. Ainda segundo Juliano o melhor remédio ainda é a prevenção.

No caso de incidente entrar em contato imediatamente com o Centro de Controle de Envenenamentos  no 0800 41 0148.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem