Cuidados para se prevenir contra o coronavírus

 Cuidados para se prevenir contra o coronavírus

(Foto: divulgação/Pixabay)

(Foto: divulgação/Pixabay)

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contato com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o novo coronavírus.

Alguns cuidados básicos foram listados como importantes para redução do risco de contrair ou transmitir o vírus. Entre eles: cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal e lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool.

São alguns dos pontos destacados pelo médico infectologista Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

As máscaras não são necessárias para a população em geral no estágio atual da doença.

Além disso, também se recomenda limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado e, em caso de viagem a locais com circulação do vírus, evitar contato com pessoas doentes e em mercados de animais ou de produtos relacionados. Especialistas afirmam, também, que não há motivo para que os brasileiros entrem em pânico, mesmo em ambientes com grande circulação de pessoas.

No entanto, as regras de higienização devem ser obedecidas. Mesmo em países com maior número de casos, a maioria deles não tem gravidade. São as pessoas com idade avançada e saúde debilitada que correm mais risco. Também não se descarta que turistas, que vieram ao Brasil para o carnaval, possam ter trazido o vírus – sem saber que estavam contaminados. Dessa forma, novos casos podem surgir após o período de incubação, que pode durar até 14 dias.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem