Paraná

Cultura: Paraná abre inscrições para Bolsa Qualificação

 Cultura: Paraná abre inscrições para Bolsa Qualificação

Foto: AEN

A Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) abriu as inscrições para a Bolsa Qualificação Cultural, nesta quarta-feira (15). O programa é o uso da Lei Aldir Blanc no estado em 2021.

Ao todo, são 12 mil vagas para um curso de políticas públicas para profissionais das áreas de: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Livro, Música, Ópera, Comunidades Tradicionais, Teatro e Técnicos.

O curso, na modalidade educação à distância, será ministrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com duração de 120 horas. A cada módulo de 40 horas, o participante recebe R$ 1000,00, totalizando três mil reais, repassados pelo Governo Federal.

A superintendente estadual da cultura, Luciana Casgrande Pereira, defende que o curso vai capacitar os artistas e técnicos a escreverem projetos para editais de incentivo à cultura.

Os participantes que não tiverem acesso à internet para acompanhamento das aulas poderão solicitar o material impresso.

A proposta surgiu após reivindicações da classe artística. A Lei Aldir Blanc foi criada para ser o “auxílio emergencial” do setor cultural. No Paraná, ela foi aplicada em editais de pagamento imediato após a entrega dos produtos artísticos. Diversas frentes culturais pediram que o recurso fosse repassado por meio de doações financeiras. O Estado optou pela criação do curso, com as bolsas de estudo.

Segundo a secretaria, as vagas serão distribuídas de forma proporcional entre os municípios do interior e a capital. O objetivo é contemplar o máximo de profissionais possível.

Para se inscrever, o interessado precisa: morar no Paraná, ter mais de 18 anos de idade e comprovar atuação de, no mínimo, dois anos na área. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro no site: inscricoes.apps.uepg.br

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Investigações apontam que os profissionais da construção, em Pontal do Paraná, foram negligentes

Leite em pó e muçarela importados agora terão ICMS

Leite em pó e muçarela importados agora terão ICMS

Projeto acaba com a isenção do imposto e define alíquota de 7%