Cunha diz em depoimento que seu silêncio “nunca esteve à venda”

 

Imagem divulgação – arquivo

O deputado cassado Eduardo Cunha disse em depoimento à Polícia Federal que o silêncio dele “nunca esteve à venda” e que nunca foi procurado pelo presidente Michel Temer ou por interlocutores para que não fechasse um acordo de delação premiada. O ex-deputado falou por cerca de uma hora e meia na superintendência da PF, em Curitiba. De acordo com o advogado de defesa, Rodrigo Sanchez Rios, foram feitas a Cunha 47 perguntas, mas apenas as que faziam referência ao conteúdo da delação premiada dos donos da JBS é que foram respondidas.

Em depoimento à procuradoria-geral da República, o empresário Joesley Batista afirmou que pagou cinco milhões de reais em troca do silêncio do peemedebista. No entanto, o advogado de Cunha disse que na audiência de hoje (quarta) o ex-deputado rebateu essa afirmação.

Os advogados do ex-deputado tentaram adiar a oitiva com o argumento de que não tiveram acesso às gravações que citam o presidente Temer com 48 horas de antecedência. No entanto, em despacho de hoje (quarta), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, disse que todos os materiais estão à disposição dos interessados e o acesso independe de autorização judicial.

O advogado Rodrigo Sanchez Rios comentou ainda que Cunha respondeu aos questionamentos como declarante e apenas se manteve em silêncio quando foi perguntado sobre o suposto recebimento de propina por parte de empresas interessadas em obter empréstimos do Fundo de Investimentos do FGTS. Segundo a defesa, esse tema não faz parte do inquérito que investiga Temer.

Condenado a mais de 15 anos de prisão, o ex-presidente da Câmara permanece detido no Complexo Médico Penal, na região metropolitana de Curitiba.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem