CuritibaGeral

Curitiba alerta para aumento de casos respiratórios

O acréscimo chega a 36% na comparação com a semana de 4/9 a 10/9

 Curitiba alerta para aumento de casos respiratórios

Foto: iStock

A procura por atendimento médico em decorrência de casos respiratórios tem crescido na rede municipal de saúde. O aumento é de 11% na última semana epidemiológica (de 25/09 a 01/10) em comparação com o período anterior (18/09 a 24/09).

Se comparado com a semana de 04/09 a 10/09, o aumento é de 36%. Entretanto, o acrescimento está dentro do esperado com a chegada da primavera. Historicamente, nesse período, mais pessoas buscam atendimento médico. O aumento não está ligado à covid-19 e nem resulta em complicações, com internamentos por doenças respiratórias.

Veja mais:

Apesar disso, médicos alertam que, diante do quadro atual, é importante reforçar os cuidados de prevenção contra doenças respiratórias, com higienização constante das mãos e também uso de máscara em ambientes fechados. Além disso, há a orientação para se vacinar contra gripe, no caso daqueles que ainda não se vacinaram neste ano – até o momento apenas 48,7% do grupo prioritário compareceu.

A vacina contra a gripe está disponível em 107 unidades de saúde para todos com 6 meses de idade ou mais. Os horários e endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Segundo a prefeitura, as UPAs devem ser buscadas apenas em casos mais graves.

Reportagem por Ricardo Pereira

Avatar

jully.mendes