Curitiba aumenta Ideb, mas outras três capitais aparecem na frente no índice

Foto: Luiz Costa/SMCS

Apesar de atingir a meta estipulada pelo Ministério da Educação em relação à qualidade de ensino, Curitiba caiu do 1° para o 4° lugar entre as capitais no Índice de desenvolvimento da Educação (IDEB) de 2015 para 2017. A capital paranaense foi ultrapassada por Teresina (Piauí), Palmas (Tocantins) e Rio Branco (Acre).

De acordo com o levantamento do Ideb, das escolas municipais para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) Curitiba passou de 6,3 para 6,4 e superou em 3,2% a meta estabelecida pelo MEC que era de 6,2 pontos. O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática.

Os resultados do Ideb são importantes para que as escolas possam analisar e qualificar os dados coletados pelo Inep e corrigir e aplicar novas estratégias e políticas. Com a análise dos dados é possível, por exemplo, constatar onde estão os avanços ou a dificuldade dos estudantes e, a partir daí, reformular ou potencializar a formação dos professores na área.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*