Curitiba deverá testar ônibus elétricos com ultracapacitores

 Curitiba deverá testar ônibus elétricos com ultracapacitores
Foto: divulgação

Em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foi definido que Curitiba deverá testar ônibus elétricos equipados com sistemas que permitam o carregamento de baterias ao longo dos deslocamentos, garantindo maior autonomia à operação. Na reunião estavam presentes o presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur, e representantes da Higer Bus Company, fabricante chinesa de ônibus elétricos, com representação no Brasil. 

Alguns modelos de ônibus produzidos pela Higer Bus contam com ultracapacitores de alta densidade, que permitem a recuperação de energia na frenagem dos veículos, aumento na potência e aceleração e armazenamento de energia para um percurso de até 30 quilômetros com uma carga de bateria. Os ultracapacitores são alternativas para veículos elétricos de maior capacidade de transporte.

A intenção com os testes é avaliar os sistemas disponíveis e a compatibilidade com a Rede Integrada de Transporte de Curitiba, que conta com uma grande variedade de modelos de deslocamento, como o das linhas alimentadoras, as linhas diretas, como a Inter 2, e as troncais de biarticulados. A intenção é testar na cidade modelos de ônibus elétricos Padron e Articulados.

O processo para os testes dos ônibus ainda será alinhado em novas reuniões de técnicos da Prefeitura com os representantes da empresa. Ainda não há datas definidas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem