Curitiba eleita a capital mais rápida para abertura de empresas em todo país

 Curitiba eleita a capital mais rápida para abertura de empresas em todo país

Foto: Fábio Dias/PCPR

Curitiba foi eleita a capital mais rápida para abertura de empresas em todo país. A redução da burocracia e agilidade de processos são os principais fatores que fizeram a cidade se destacar. Segundo o Mapa de Empresas de 2020, ranking divulgado pelo Ministério da Economia, a cada 22 horas uma empresa é aberta na capital paranaense. Em comparação, o índice nacional é de 61 horas, o que aponta que Curitiba é 64% mais rápida que a média brasileira.

Mara Lúcia, superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo, comenta sobre os processos feitos para melhorar a abertura de novas empresas na capital.

Ela também comenta sobre os benefícios práticos que podem ser vistos em Curitiba por essa agilidade nos processos.

Em agosto de 2018, a integração da Prefeitura com a Redesim, fez com que a abertura de empresas passasse a ser online, pelo site Empresa Fácil. A mudança fez com que 70% dos alvarás de negócios de baixo risco passassem a ser emitidos pela Prefeitura de Curitiba em até 24 horas após o registro na Junta Comercial.

A ideia dos responsáveis pelo sistema é continuar reduzindo o tempo e otimizando os recursos necessários para que a cidade continue se destacando na abertura de novas empresas. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem