Curitiba estuda criação de aplicativo para chamar ônibus do transporte coletivo

 Curitiba estuda criação de aplicativo para chamar ônibus do transporte coletivo

(Foto:Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Curitiba pode passar a ter um aplicativo de transporte público, nos mesmos moldes de serviços como Uber e 99. A Urbs, empresa responsável pela gestão do sistema de ônibus da cidade, estuda modelos que já existem no Brasil e em outros países. Pagando uma tarifa diferenciada, os usuários do serviço sob demanda poderiam pedir um ônibus e iniciar o trajeto em um dos pontos virtuais do sistema.

A possibilidade de criar um aplicativo surge a partir da aprovação do projeto de lei que flexibiliza a tarifa no transporte coletivo de Curitiba. Entre as medidas previstas, está a bilhetagem única, com preços diferenciados em determinados horários do dia. Depois de sancionada a lei, a expectativa é de que o Município possa começar a adotar as mudanças em cerca de 30 dias.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, diz que estudos e testes antecedem a implantação do transporte por demanda, que possivelmente será oferecido por micro-ônibus.

A tarifa cobrada seria flutuante e definida conforme a demanda, assim como funcionam os aplicativos particulares de transporte. Ou seja, quanto maior a procura, menor a tarifa. Maia Neto explica que as rotas dos ônibus não devem ser fixas e atenderiam regiões mais carentes de transporte público regular.

Além de Goiânia, capital de Goiás, a Urbs busca referências em outras cidades do exterior antes de criar o aplicativo para Curitiba.

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura também anunciou que os usuários do sistema de transporte de Curitiba poderão comprar créditos do cartão-transporte nos terminais de ônibus. A opção deve entrar em vigor em até 30 dias. O sistema de recarga de créditos deve ser instalado nos 22 terminais de ônibus da cidade.

A recarga não terá custo e será validada imediatamente. Todas as medidas recentemente adotadas procuram atrair passageiros para o sistema público de transporte, que hoje enfrenta uma queda que varia de 2% a 4%. Isso significa que são de 200 mil a 300 mil usuários a menos do que seria necessário para equilibrar a relação entre custo e demanda. Por mês, circulam cerca de 15 milhões de passageiros na rede de transporte de Curitiba.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem