Curitiba ganha equipamento inédito para tratar tumores cerebrais

Começou a ser instalado no fim de semana, no Instituto de Neurologia de Curitiba, um equipamento para tratamento de tumores cerebrais com tecnologia inédita na América Latina. O aparelho, que pesa 20 toneladas, foi transportado em carretas e vai ser montado por um robô de 12 toneladas. De acordo com o chefe do serviço de Neurologia do instituto, Ricardo Ramina, a instalação deve ficar pronta em duas semanas.
O equipamento é capaz de remover tumores e tratar doenças, como má formação vascular do cérebro, sem cortes. Segundo o neurocirurgião Daniel Almeida, a tecnologia pode salvar pacientes com tumores que jamais poderiam ser acessados em uma cirurgia convencional. A recuperação, que demora dias e por vezes semanas em neurocirurgias tradicionais, acontece em poucas horas com o método novo. Ele conversou com Roberta Canetti.

O equipamento começa a ser usado entre agosto e setembro. Dezenas de pacientes de outros estados e do exterior já esperam para fazer procedimentos em Curitiba com o equipamento, que é o primeiro do Brasil. Um aparelho igual está sendo instalado em Bogotá, na Colômbia. A tecnologia já é usada nos Estados Unidos e Japão.

A escolha de Curitiba para a instalação do equipamento foi feita pela fabricante do Gamma Knife. Uma equipe de 4 médicos fez uma preparação de 3 anos e meio para usar a tecnologia de ponta. Segundo o Dr. Ricardo Ramina, a novidade consolida Curitiba como referência nacional em neurocirurgia.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem