CuritibaGeral

Curitiba lança campanha para alertar sobre o Alzheimer

Ação marca o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer comemorado nesta quarta-feira (21)

 Curitiba lança campanha para alertar sobre o Alzheimer

Foto: Reprodução/ Prefeitura.

Uma campanha para alertar sobre o Alzheimer foi lançada hoje (segunda, 19) pela Prefeitura de Curitiba por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Fundação de Ação Social (FAS). A iniciativa marca também o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que é celebrado depois de amanhã (quarta-feira, 21).

Além disso, a ação integra o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade, e faz parte de outra programação que busca a valorização das pessoas idosas, iniciava em 21 de julho, quando se comemorou o Dia dos Avós. O combate ao suicídio também foi tema da ação. O próximo desdobramento da campanha será em 1º de outubro, Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso.

A campanha busca alertar a população e incentivar o respeito e a valorização daqueles que apresentam essa condição. Em todo o mundo, aproximadamente 55 milhões de pessoas apresentam algum tipo de demência e a mais comum delas é a doença de Alzheimer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dez pessoas com demência, sete apresentam a doença, a grande maioria idosas.

Com o envelhecimento da população, a situação não é diferente no Brasil, onde quase 2 milhões de pessoas são acometidas pela doença que possui vários estágios, desde o comprometimento cognitivo leve, com falhas de memória, até a fase grave em que o doente não reconhece familiares e pode perder a autonomia.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Espera por atendimento em UPAs chega a duas horas

Espera por atendimento em UPAs chega a duas horas

Saúde orienta que unidades devem ser usadas apenas em casos de urgência e emergência

Bruce Dickinson em Curitiba

Bruce Dickinson em Curitiba

O show será nesta quarta-feira (24)

Cidadão pode acompanhar situação de obras públicas no Paraná

Cidadão pode acompanhar situação de obras públicas no Paraná

O acompanhamento pode ser feito através de um painel gráfico interativo elaborado pelo TCE-PR

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal