CuritibaGeral

Curitiba recebe 24 mil kits gratuitos da nova parabólica digital

Elas serão dadas a famílias de baixa renda beneficiarias de programas sociais federais

 Curitiba recebe 24 mil kits gratuitos da nova parabólica digital

Imagem: Divulgação

Mais de 24 mil kits gratuitos com a nova parabólica digital vão ser instalados em Curitiba. A medida vai impedir que o sinal sofra interferência ou seja interrompido após a instalação do sistema 5G, que vai operar na mesma frequência utilizada atualmente pela parabólica tradicional (banda C), com a utilização da banda Ku.

O presidente da Siga Antenado, entidade responsável pela ação, Leandro Guerra, explica qual a importância de fazer a migração da faixa.

Os kits serão destinados a famílias de baixa renda que estão inscritas em programas sociais do governo federal, e que já tenham atualmente uma antena parabólica tradicional em funcionamento.
Eles incluem a parabólica de 60 cm, pouco menor do que a atual, cabos e conectores, controle remoto e o receptor de banda Ku com entrada hdmi ou rca, atendendo portanto tv plana ou tubo.

O parabólica digital vai trazer maior qualidade de imagem e som e programação regional. O projeto é de responsabilidade da Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante o processo de migração da transmissão de sinal dos canais abertos de TV via parabólica. A associação é composta pelas 3 empresas ganhadoras do leilão do 5G responsáveis pela implantação do sistema no Brasil: TIM, Claro e Vivo.

A estimativa é que a Ativação do 5g seja feita em Curitiba na primeira quinzena de agosto. Até lá, todos que utilizam parabólica devem fazer a migração para o sistema digital.

Famílias elegíveis para receber o kit gratuito devem entrar em contato com a entidade pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site: sigaantenado.com.br.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa