CuritibaGeral

Curitiba recebe campanha de prevenção ao câncer de boca

Evento reúne diversos profissionais e acadêmicos da área da saúde que vão atuar na ação

 Curitiba recebe campanha de prevenção ao câncer de boca

Foto: Divulgação

A 34ª edição da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal acontece nesta sexta-feira (25) na Boca Maldita, na Praça Osório, em Curitiba. O evento reúne diversos profissionais e acadêmicos da área da saúde que vão atuar na realização de exames de prevenção e ações de conscientização da doença, entre 09h e 16h.

Veja mais:

A campanha é organizada pelo Hospital Erasto Gaertner (HEG), em parceria com a Universidade Positivo. Ao todo, 60 alunos de odontologia estarão presentes nas ações. A intenção é reforçar o alerta para que a população procure atendimento assim que perceber algum sintoma bucal, como uma ferida na boca, por exemplo.

De acordo com o Hospital Erasto Gaertner, no ano passado, 15% das pessoas que participaram da Campanha foram encaminhadas ao Centro de Especialidade Odontológicas da Prefeitura de Curitiba e para o Erasto Gaertner.

O objetivo do evento é que este ano aumente o número de atendimentos e, se necessário, diagnóstico precoce, já que a doença abrange os cânceres de lábio e de cavidade oral, como mucosa bucal, gengivas, língua.

Segundo os números do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 15 mil novos casos por ano desse tipo de câncer no Brasil devem ser constatados. A doença é mais comum em homens.

O câncer bucal é o 13.º mais registrado no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas do câncer de boca estão relacionadas ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

jully.mendes

Novas estações-tubo da Linha Verde Norte começam a ser instaladas

Novas estações-tubo da Linha Verde Norte começam a ser instaladas

As implantações fazem parte da expansão do transporte público e da integração da cidade

Curitiba interrompe campanha contra covid para maiores de 12 anos

Curitiba interrompe campanha contra covid para maiores de 12 anos

Retomada da vacinação depende da remessa de novas doses do Ministério da Saúde