Curitiba recebe concurso de piano na Capela Santa Maria

(Foto: divulgação/ Prefeitura de Curitiba)

Curitiba vai ser a capital brasileira do piano do dia 11 a 15 de setembro. Isso porque começa na próxima quarta-feira o 12° Concurso de Piano Edna Bassetti Habith na Capela Santa Maria. O evento é realizado desde 2012 em homenagem à professora que inspirou alunos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

Neste ano, o concurso bate o recorde de 75 jovens inscritos e é uma das competições mais importantes do gênero no país. Estão inscritos músicos de dez estados brasileiros e do Distrito Federal, além de dois competidores chilenos e um da Argentina. Do Paraná, são 12 pianistas que competem por 29 mil reais em prêmios, distribuídos em quatro categorias, conforme a idade dos participantes. O maior valor individual em dinheiro, de R$ 7,5 mil, será dado a quem vencer a categoria de 19 a 27 anos.

Na competição, cada músico terá 30 minutos para executar quatro peças diante dos jurados. Serão quatro dias de audições; uma maratona de quase 30 horas de música erudita ao som do piano. Todas as apresentações são abertas ao público de forma gratuita.

O recital de abertura é na próxima quarta (11), às 20h com a participação do pianista Gabriel Oliveira – vencedor da última edição do concurso, realizada há dois anos. As audições acontecem de 12 a 15 de setembro, a partir das 8h30 na Capela Santa Maria que fica na Rua Conselheiro Laurindo, número 273. A entrada é gratuita.