Curitiba registra menor temperatura média desde 2013

 Curitiba registra menor temperatura média desde 2013

(Foto: Daniel Castellano/ Prefeitura de Curitiba)

A temperatura média em Curitiba tem sido, em 2021, a mais baixa dos últimos anos. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram que, desde 2013, a capital não registrava uma temperatura média tão baixa: 17,5ºC – índice registrado até outubro deste ano. No ano passado, até o mês de outubro, a média era de 18,2ºC.

Ao longo da última década, porém, o ano mais frio na cidade foi 2011, com 17ºC até outubro e temperatura média de 17,3ºC durante todo o ano (janeiro a dezembro). Já o ano mais quente foi 2019, com média de 18,8ºC até outubro, chegando a 19ºC entre janeiro a dezembro. Outubro de 2021 tem sido o terceiro mês mais frio do ano, com média de 15,6ºC, atrás apenas de julho (13,1ºC) e junho (14,8ºC). 

Trata-se do outubro mais frio desde, pelo menos, 2011. Na comparação com o mesmo mês de 2020, quando a temperatura média na cidade foi de 18,9ºC, a diferença é de 17,3%. Meteorologistas afirmam que o frio está mais intenso neste mês devido as chuvas, que provocam a queda das temperaturas.

No entanto, as mudanças estão dentro do normal, na avaliação de especialistas. Até o final do mês, a cidade deve registrar mais dias chuvosos e, por consequência, temperaturas mais baixas. Já em novembro e dezembro, as chuvas devem ficar mais escassas e a temperatura deve subir.

Apesar do frio um pouco mais intenso em Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alerta que o Brasil enfrenta um crescente aumento na temperatura desde o início dos anos 90 – por causas naturais, como a variação entre a distância da terra e o sol, mas, também, pelo fator humano: aumento do desmatamento e a urbanização desordenada, além da constante emissão de gases de efeito estufa, que levam ao aquecimento global.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem