Curitiba sedia evento beneficente em prol de refugiados

 Curitiba sedia evento beneficente em prol de refugiados

Foto: Bruno Covello / Divulgação: Asteroide Filmes

Foto: Bruno Covello / divulgação: Asteroide Filmes

Nem sempre é fácil imaginar o que sente uma pessoa que se vê obrigada a deixar o país onde nasceu e cresceu para viver em solo estrangeiro. E, por ser algo difícil, não são poucos os que olham com preconceito para esses refugiados.

São grupos em fuga por causa de catástrofes naturais, crises políticas, guerras e perseguições de todo tipo. E sem alternativa a não ser sair da terra natal, eles chegam aqui tentando reinventar a vida longe das raízes.

Foi nesse contexto que surgiu a Be Cause – uma campanha de ajuda humanitária com foco nesse tema e voltada ao acolhimento de refugiados no Paraná. E, para jogar luz sobre esse trabalho, a Asteroide Filmes promove um evento integrativo em Curitiba no próximo fim de semana. Quem explica é a produtora Ana Rivelles.

Participam da iniciativa as ONGs Os Samaritanos e Linyon Global Workers, com apoio da Editora Collaborativa. Além de juntar pessoas, o evento também vai servir para juntar recursos para a compra de material escolar para crianças refugiadas que estão no Paraná e para a captação de verbas em prol dos imigrantes venezuelanos em Roraima, na região norte do Brasil.

Em 2017, segundo dados da Polícia Federal, o Brasil recebeu mais de 13,5 mil solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, desconsiderando haitianos e venezuelanos. O número de refugiados reconhecidos pelo Brasil foi de cerca de 10 mil, de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados. O Paraná é hoje o terceiro estado do país que mais recebe esse tipo de imigrantes.De modo que a expectativa é reunir cerca de mil pessoas no dia desse evento em Curitiba.

É o que afirma Leonardo Zani, da ONG Os Samaritanos.

Zani afirma ainda que a falta de empatia é, hoje, uma das maiores barreiras para a adaptação desses refugiados em território estrangeiro.

O evento deste sábado vai ser na sede da Asteroide Filmes, na rua Flávio Dallegrave, número 2.661, no bairro Hugo Lange, das 15 horas às 22 horas. A entrada é de graça.

Quem quiser ajudar, pode levar donativos, adquirir algumas das obras que vão estar expostas no local, consumir alimentos e bebidas (já que todo o valor arrecadado no dia vai ser revertido à campanha), e até se voluntariar para ajudar. Para saber mais, basta acessar as páginas Be Cause ou Asteroide TV no Facebook ou entrar em contato pelo telefone (41) 99581-3018.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem