Curitiba segue em bandeira laranja e soma 19.326 casos e 548 mortes pelo coronavírus

 Curitiba segue em bandeira laranja e soma 19.326 casos e 548 mortes pelo coronavírus

Foto: Antonio Américo/SESA

coronavirus-sesa-aen
Foto: Antonio Américo/SESA

Curitiba continua na bandeira laranja, de acordo com informações repassadas pela Prefeitura nesta sexta-feira (31). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a princípio, a cidade se estabilizou em relação ao número de casos e mortes da covid-19, se comparado com a semana passada.

De acordo com o boletim desta sexta (31), são mais 699 diagnósticos positivos e 24 mortes, totalizando assim 19.326 casos confirmados e 548 vítimas que morreram por conta da doença. A taxa de ocupação das 345 UTI’s do SUS exclusivas para o coronavírus diminuiu, agora a cidade está com 84% dos leitos ocupados.

Há 54 leitos livres. A secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, comentou que parece que a cidade chegou em uma estabilização, mas que isso não significa que as pessoas possam sair comemorando.

Márcia reforçou que a bandeira laranja se mantém, mas que a expectativa é chegar na sexta-feira que vem dizendo que a capital paranaense desceu o indicador.

As novas vítimas, que entraram no boletim desta sexta-feira (31), tinham idade entre 30 e 90 anos, 7 eram mulheres e 17 eram homens. Das novas mortes, 18 ocorreram nas entre quinta (30) e sexta (31) e os outros seis aconteceram entre os dias 20 e 29 de julho e aguardavam resultado dos testes.

Todos os pacientes tiveram atendimento médico e estavam internados em hospitais públicos e privados. Sete pacientes tinham menos de 60 anos de idade e todos eles tinham comorbidades ou apresentavam fatores de risco para complicações da covid-19. Além dos 548 óbitos confirmados, outros três estão em investigação.

Do total de infectados, 12.991 estão liberados do tratamento e outros 5.787 estão com a doença em fase ativa, ou seja, podem transmitir o vírus. Há ainda outros 562 casos em investigação, aguardando resultado de exames.

Entre os casos confirmados, 512 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 233 deles em UTI’s. De acordo com informações do Painel Covid-19 Curitiba, divulgado toda sexta-feira, Tatuquara, Matriz e Bairro Novo são os Distritos Sanitários com o maior coeficiente de incidência da doença por 100 mil habitantes.

Além disso, 46% dos casos da covid-19 são de homens e 54% de mulheres. E 58% das vítimas são do sexo masculino e 42% do sexo feminino. Setenta e sete por cento das mortes aconteceram em pessoas acima de 60 anos de idade.

O Painel mostrou também que 97% das vítimas tinham pelo menos um fator de risco e/ou uma comorbidade. Os Distritos Sanitários Boa vista, Cajuru e Boqueirão são os que mais registraram mortes pelo coronavírus até o momento.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos