CuritibaGeral

Curitiba tem 92% de cobertura vacinal infantil até 1 ano

A cobertura da campanha da poliomielite, no entanto, só atingiu 60% do público alvo

 Curitiba tem 92% de cobertura vacinal infantil até 1 ano

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Curitiba chegou a 92,3% de cobertura na média entre as 9 vacinas do calendário nacional para crianças menores de 1 ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para criar uma rede de segurança contra as doenças, é necessário 90% de cobertura para as vacinas BCG e rotavírus e 95% para os outros imunizantes, são eles meningo C, hepatite A, pneumo 10,  pentavalente,  tríplice viral (VTV),  febre amarela, e tetraviral.

Com oito destes imunizantes, Curitiba ultrapassou os 90% de cobertura do público alvo. A exceção é a vacina contra a febre amarela, incluída no calendário em 2018. As vacinas que já atingiram a meta de cobertura são BCG, rotavírus, meningo C, hepatite A, e pneumo 10.

Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, explica que esta vacina é importante principalmente neste período de verão, já que a doença é transmitida por um mosquito. 

Em janeiro a cobertura estava em 88,4%. Nos últimos 10 meses a prefeitura intensificou as campanhas de conscientização e ampliou o atendimento em mutirões de aplicação durante a noite e aos sábados. A vacinação aos fins de semana rendeu cerca de 61 mil doses aplicadas. Por outro lado, a vacina da poliomielite está com apenas 60% de cobertura na faixa de 1 a 4 anos.

O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas o vírus está circulando no mundo e em julho, um caso da doença foi registrado em Nova York. Alcides Oliveira explica que a poliomielite tem dois momentos de vacinação, um com três doses injetáveis abaixo de um ano, que tem 91% de cobertura e outro com as doses de reforço em gotinhas, para crianças entre 1 e 4 anos, que foi foco da campanha. São estas doses de reforço que estão com a adesão baixa.

Todas as vacinas do calendário estão disponíveis nas unidades de saúde da capital, mesmo fora dos momentos de campanha. Além das vacinas previstas no calendário nacional, está disponível também a vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade e a da covid-19 para o público convocado que não tenha completado o esquema vacinal.

Para crianças de 3 e 4 anos a vacinação acontece em dez locais específicos, informações e endereços podem ser consultados no site Imuniza Já. Também é possível consultar se há vacinas pendentes pelo Saúde Já Curitiba pelo site ou smartphone), clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso.

Avatar

amanda.yargas

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

O programa leva espetáculos para diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e RMC

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

A artista carioca já expôs nos principais museus do Brasil e do mundo

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

O veículo com autonomia de 250 km tem capacidade para transportar 80 pessoas

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Objetivo da é garantir que moradores de rua possam se manter aquecidos durante o Inverno