NacionalEconomia

Curitiba tem a maior deflação entre 10 capitais pesquisadas

Queda nos combustíveis e energia pesou no cálculo, segundo boletim de inflação da PUCPR

 Curitiba tem a maior deflação entre 10 capitais pesquisadas

Foto: Gilson Abreu/ ANPr

Curitiba registrou, em julho, a maior deflação entre as 10 principais regiões metropolitanas do Brasil. Segundo o boletim de inflação da Escola de Negócios da PUCPR, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 1,41% em julho. O resultado foi influenciado diretamente pelas quedas expressivas nos setores de Transportes (-4,91%) e Habitação (-2,96%), decorrentes da desaceleração dos combustíveis e da energia elétrica.

Os dados do IBGE indicam que a queda nos preços não foi abrangente. O boletim de inflação destaca que 54% dos itens pesquisados no Brasil ficaram mais caros no mês passado. Apenas 36% registraram quedas nos preços.

O coordenador do curso de Economia da PUCPR, Jackson Bittencourt, explica que o grupo de transportes tem um peso importante no cálculo geral da inflação. Ele avalia que a redução é artificial e impacta de diferentes formas a população brasileira:

Dos nove grupos que compõem o IPCA Curitiba, em julho, cinco registraram quedas de preços. Além de Transportes e Habitação, também caíram Vestuário, Artigos de Residência e Comunicação. O custo da Educação ficou estável. E três grupos registraram alta: Despesas Pessoais, Saúde e Cuidados Pessoais, e Alimentos e Bebidas.

O boletim destaca que o setor que mais impactou negativamente foi o de alimentos. Entre eles, os itens essenciais. Em Curitiba, a inflação da Cesta Básica foi 2,63% em julho. Somente neste ano, a alta acumulada desde janeiro chega a 28% na capital paranaense, acima da média nacional (23%).

O economista Jackson Bittencourt avalia que o setor dos alimentos, impactado por fatores internos e externos, está desequilibrado. Ele espera que, gradualmente, os preços retomem o caminho para um ajuste considerado normal:

O destaque do mês foi a expressiva alta de 30% no preço do leite longa vida – deste o início do ano, o item acumula alta de 92%. Farinha de trigo, banana-prata e margarina também ficaram entre 3% e 4% mais caros no período.  As quedas mais importantes registradas foram do tomate (-23%), batata-inglesa (-19,5%), contrafilé (-6%), feijão (-6%) e arroz (-3%).

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ