CuritibaServiços

Curitiba tem curso de aproveitamento integral de alimentos

São 20 vagas, as inscrições se encerram nesta segunda-feira

 Curitiba tem curso de aproveitamento integral de alimentos

Foto: Facebook – Chácara Flor e Ser/AEN

por SMCS

A Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, espaço da Prefeitura vinculado ao Mesa Solidária, promove entre os dias 19 e 27 de julho o curso gratuito “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Durante a capacitação, a comunidade irá aprender como transformar folhas, cascas, talos, polpas, sementes e até a parte branca de algumas frutas em deliciosas e nutritivas receitas.

“É um curso para inspirar os curitibanos a aproveitar 100% de um alimento, promovendo o enriquecimento nutricional da refeição e a própria economia doméstica, já que se reduz gastos com outros ingredientes”, convida Morgiana Maria Kormann, coordenadora das escolas de segurança alimentar do município e do Mesa Solidária.

São 20 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (18/7), no portal da Prefeitura.

O curso é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), as escolas de segurança alimentar do Mesa Solidária oferecem cursos gratuitos desde 2021. Além da unidade Patrícia Casillo, sob o viaduto do Capanema, também há a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana.

Exemplos

Quem adota o aproveitamento integral de alimentos pode transformar raízes da beterraba em sucos, saladas, pães, doces e outros. As partes brancas do maracujá, melancia e melão, por outro lado, podem ser utilizadas no preparo de doces em pasta, cristalizados, refogados, flans, docinhos e purês. Já os talos e as folhas de couve-flor, brócolis, couve, nabo e outros podem ser aproveitados no preparo de caldos, farofas, bolos salgados, pães, patês e também nas saladas.

Além disso, cascas de banana também podem ser usadas no preparo de farofas, bolos, doces em pasta, docinhos e lasanhas. Os resíduos de cenoura, por outro lado, podem ser utilizados em sucos também podem ser utilizados em bolos, tortas, sopas e até no molho vermelho para massas.

Serviço

Curso “Aproveitamento Integral de Alimentos”

Data: de 19 a 27 de julho

Horários: 13h às 17h

Local: Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, Avenida Dr. Dário Lopes dos Santos, 822, Jardim Botânico (sob o Viaduto do Capanema).

Inscrições: clique aqui

Band News Curitiba - 96,3 FM

Polícia inspeciona local onde jovem foi encontrado após evento

Polícia inspeciona local onde jovem foi encontrado após evento

Ele estava com amigos de faculdade em um evento universitário na Pedreira Paulo Leminski

Dia Terapêutico promove palestras e atendimentos profissionais

Dia Terapêutico promove palestras e atendimentos profissionais

O evento tem o objetivo de arrecadar dinheiro para doações