Curitiba tem mais novos ciclistas que média nacional; 80% usam bicicleta para o trabalho

 Curitiba tem mais novos ciclistas que média nacional; 80% usam bicicleta para o trabalho

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

O levantamento Perfil do Ciclista Brasileiro, elaborado pela Associação Transporte Ativo em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aponta que Curitiba tem o maior número de novos ciclistas no País. Um questionário, aplicado em 25 cidades, aponta que a média nacional dos ciclistas funcionais que começaram a usar a bicicleta nos últimos seis meses é de 7%. Em Curitiba, dos 840 ciclistas ouvidos no levantamento, 11% começaram a usar a bicicleta como modal há menos de seis meses.

Curitiba também está acima da média nacional referente aos que passaram a usar a bicicleta entre seis meses e um ano, No Brasil, a fatia é de 6%, enquanto na cidade chega aos 10,5%. Responsável pelo Perfil em Curitiba, o coordenador de pesquisa da Cicloiguaçu, João Bazzo, atruibui ao resultado uma soma de fatores, como melhora da infraestrutura e também problemas no transporte público.

A pesquisa apontou que 80% dos ciclistas entrevistados usam a bicicleta para ir ao trabalho. João Bazzo destaca que parte dos entrevistados também vê no modal um conjunto de utilidades.

A escolha da bicicleta, segundo a pesquisa, é baseada em rapidez e eficiência, benefício à saúde e baixo custo. 81% dos entrevistados dizem pedalar cinco dias por semana; 40,7% usa a biciclieta há mais de cinco anos; 12,5% usa o modal combinado com outro meio de transporte; e 60% leva entre 10 e 30 minutos em viagens de bicicleta.

A pesquisa aponta para a necessidade de ampliação da infraestrutura viária: 45% dos ciclistas reclamam da falta de condições adequadas e 39% da falta de segurança no trânsito.

A pesquisa origem-destino realizada pelo Ippuc aponta que a bicicleta é utilizada para 2% dos deslocamentos em Curitiba. Atualmente, a cidade tem 207 quilômetros de vias cicláveis. A prefeitura anunciou neste mês a revisão do plano cicloviário da cidade.

A intenção, de acordo com o município, é melhorar a efetividade da utilização da bicicleta e garantir integração com o ônibus, a partir de uma plataforma multimodal.

Reportagem: Narley Resende

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas