Curitiba terá câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos

 Curitiba terá câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos

00301354

00301354
Foto: Hully Paiva/SMCS

Aproximadamente quinhentas novas câmeras de videomonitoramento vão ser instaladas em pontos estratégicos da cidade de Curitiba até o fim do ano.

São equipamentos de alta resolução full HD e que incluem câmeras com reconhecimento facial, panorâmicas, térmicas e com reconhecimento de placas de veículos, que se somam às cerca de setecentas câmeras já existentes em ruas e estações-tubo. O projeto, que marca o lançamento da Muralha Digital, é uma parceria do município com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

O objetivo é que essa articulação proporcione melhorias significativas nos processos de gestão do trânsito, transporte coletivo, segurança preventiva, defesa civil e assistência social, por meio do processamento, em tempo real, de informações coletadas por dispositivos de videomonitoramento, permitindo o tratamento desses dados e sua transformação em inteligência.

As novas câmeras estarão em terminais, praças, parques e alguns pontos definidos com base no mapa do crime da cidade. Escolas municipais são alguns dos locais em que se pretende instalar parte do projeto da Muralha Digital.

Já empresas de iniciativa particular e cidadãos que quiserem compartilhar as imagens com o poder público podem fazer esse procedimento, como prevê a lei municipal de videomonitoramento já aprovada pela Câmara de Vereadores.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem