CuritibaGeral

Curitiba terá chuva até sexta; reservatórios passam de 95%

Com chuvas frequentes nas últimas semanas, as barragens que abastecem Curitiba estão cheias

 Curitiba terá chuva até sexta; reservatórios passam de 95%

Ilustração/Reprodução

A primeira semana da primavera tem previsão de chuva de segunda a sexta-feira em Curitiba. Embora exista a projeção de meses mais secos em relação à média histórica, as precipitações devem se fazer presentes pelos próximos dias.

Na região metropolitana, o final do inverno também foi marcado por muita chuva. As situações foram benéficas para os reservatórios de água que abastecem a capital.

Nesta segunda-feira (26), segundo a Sanepar, o sistema integrado registra um nível médio superior a 95%.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, avalia que as chuvas dessa semana no Paraná têm características parecidas com aquelas registradas no final do inverno. Elas são resultantes de sistemas meteorológicos que permanecem praticamente estacionados sobre o estado, provocando precipitações por períodos prolongados.

Nesta semana, a chuva deve estar presente diariamente até sexta-feira (30).

Apesar da frequência das precipitações nos dias mais recentes, o meteorologista Samuel Braun lembra que o Paraná será afetado pelo fenômeno La Niña. O resfriamento anormal das águas do Pacífico pode acarretar em uma primavera menos chuvosa:

Ele explica que, apesar da previsão de uma primavera mais seca, isso não significa que as chuvas não estarão presentes. Pelo contrário, a estação é um dos períodos com o maior volume de precipitações:

Em relação à previsão para a semana, o meteorologista Samuel Braun afirma que as projeções de satélite indicam chuvas volumosas, mas distribuídas por um longo período de tempo. É o tipo ideal de precipitação para o aumento do nível dos reservatórios de água:

Segundo a Sanepar, o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC) começou a semana com 95,44% da capacidade.

Três das quatro barragens que compõem o sistema estão com o nível máximo: Iraí, Piraquara 1 e Piraquara 2. A Barragem Passaúna registra um nível de 85%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.