Curitiba terá nova unidade do Hospital Pequeno Príncipe

 Curitiba terá nova unidade do Hospital Pequeno Príncipe

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional no atendimento de crianças e adolescentes, vai ganhar mais uma unidade, na região norte de Curitiba. O Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe deve ser construído no bairro Bacacheri, ao lado do aeroporto. O projeto prevê a construção de dois hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade.

No local também ficarão as instalações das Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que atualmente funcionam em prédios alugados, além de um Centro Cultural. Segundo o diretor executivo do Hospital, José Álvaro Carneiro, o projeto deve ampliar o atendimento à população e também dar um novo fôlego para a unidade atual.

A assinatura da licença prévia para construção foi feita na manhã de hoje (05). A primeira unidade a ser instalada vai ser o hospital-dia, que terá um centro cirúrgico com capacidade para 40 cirurgias dia e 24 leitos, sendo 20 para o SUS e quatro para convênios.

Também será instalado no local um ambulatório de especialidades com seis consultórios e capacidade para 3.000 consultas ao mês. Serão oferecidos atendimentos na área de saúde auditiva, infusões, oftalmologia entre outras especialidades. No total, serão 124 mil metros quadrados de área construída.

As obras devem começar no fim deste ano. Parte do investimento é de recursos acumulados pelo Complexo, com fundos arrecadados das Faculdades Pequeno Príncipe. O restante deve ser aplicado com apoio do Governo Estadual.

No local, haverá ainda um jardim botânico para exposição, educação ambiental e coleção de espécies, especialmente as medicinais, além de um bosque nativo. Em uma área de 20 hectares (199 mil m²), serão mantidos 104 mil m² de áreas verdes.

O Hospital Pequeno Príncipe celebra em 2018, 99 anos de existência. O Pequeno Príncipe Norte é uma realização da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, em parceria com a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR).

Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem