NacionalEconomia

Empreendimento carbono zero

Construção residencial e conservação da Mata Atlântica.

 Empreendimento carbono zero

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Um plano que envolve a conservação da Mata Atlântica pode zerar as emissões de gás carbônico de grandes construções no País.  Uma empresa de Curitiba lançou neste ano o primeiro empreendimento multirresidencial do país que promete zerar as emissões de gases do efeito estufa relacionadas à fase de construção.  O plano prevê compensar 100% das duas mil seiscentas e quarenta toneladas de CO2 emitidas na obra do Árten, edifício residencial lançado na cidade.

A redução do impacto ambiental será feita por meio de investimentos para a manutenção dos estoques de carbono na Reserva Natural das Águas, em Antonina, no Litoral norte do Paraná. A região tem o maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica do mundo. Como forma de compensação, serão preservados 50 mil metros quadrados de floresta.

O plano é oferecido pela SPVS, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. A responsável pela execução do projeto Carbono Zero, Júlia Berticelli Basso, da empresa RAC Engenharia, garante que o projeto anula todas as emissões produzidas na construção:

Como parâmetro de compensação, isso equivaleria, por exemplo, ao plantio de aproximadamente 13 mil e duzentas. O engenheiro civil Gabriel Falavina, diretor de desenvolvimento imobiliário da Altma Incorporadora, afirma que o retorno dos consumidores estimula o setor a adotar boas práticas ambientais.

A analista de processos ambientais da SPVS, Natasha Choinski, destaca que o projeto utiliza uma das formas mais fáceis de capturar o carbono, que é a preservação das florestas naturais:

Uma consultoria internacional especializada foi contratada para realizar uma Avaliação de Ciclo de Vida do projeto. Além de calcular a quantidade das emissões da fase de construção, a ACV propõe uma série de medidas, que incluem reutilização e reciclagem, uso de equipamentos de ar condicionado que utilizem um gás menos agressivo ao meio ambiente, entre outras.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ