CuritibaGeral

Curitiba testa luminária inteligente e anuncia tecnologia 5G para agosto

O período de testes do equipamento começa nesta quarta-feira e vai durar 36 meses

 Curitiba testa luminária inteligente e anuncia tecnologia 5G para agosto

Foto: Vanessa Fontanella

A luminária inteligente com antena 5G integrada foi instalada na avenida Cândido de Abreu, quase em frente à Prefeitura de Curitiba. O período de testes do equipamento começa nesta quarta-feira e vai durar 36 meses. Curitiba é a primeira cidade do país a testar a tecnologia. A implantação faz parte do programa Conecta 5G e acontece graças a uma parceria entre a administração municipal, o Ministério das Comunicações e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Segundo o presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet, serão instaladas pelo menos mais 10 luminárias, com transmissão do sinal de internet entre elas em um raio de cerca de 300 metros.

A quinta geração vai permitir que uma quantidade muito maior de dispositivos acessem a internet ao mesmo tempo, com conexões 100 vezes mais rápidas em comparação à 4G. Ou seja, é uma rede mais potente, veloz e inteligente. O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve em Curitiba para o lançamento da luminária e ressaltou a importância da quinta geração que será revolucionária, especialmente para a indústria.

Durante o lançamento o Ministro também aproveitou para anunciar que a tecnologia 5G chega a Curitiba e a outras capitais do país já a partir do mês de agosto. Ainda segundo ele, a tecnologia vai democratizar o uso da internet no país.

O prefeito Rafael Greca lembrou que Curitiba é considerada uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo e falou sobre a importância da cidade ter sido escolhida para ser a primeira do Brasil a contar com inovação trazida pela luminária inteligente e de ser em breve uma das primeiras a ter o sinal 5G.

Além de Curitiba a luminária inteligente será testada em outras nove cidades do país.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Band News Curitiba - 96,3 FM

Dengue: Paraná registra 5.528 novos casos e seis mortes

Dengue: Paraná registra 5.528 novos casos e seis mortes

Estado soma 65 óbitos e 110.120 casos confirmados

Sol predomina à tarde e eleva temperaturas em Curitiba; confira

Sol predomina à tarde e eleva temperaturas em Curitiba; confira

Em Curitiba, a temperatura é de 22ºC e mínima de 13ºC, sem previsão de chuva

Curitiba investiga caso da varíola dos macacos

Curitiba investiga caso da varíola dos macacos

Homem de 31 anos tem histórico de viagem ao estado de SP