Curitiba vai ganhar rede de carregadores de veículos elétricos
Parceria entre Electra Energy e Landis+Gyr soluciona déficit; entenda
Em setembro, mais de 13 mil veículos elétricos e híbridos foram vendidos no Brasil. No acumulado do ano, 122.548 carros eletrificados foram comercializados. O Paraná, por exemplo, aparece com a segunda maior frota do país de veículos elétricos, atrás apenas de São Paulo.
Apesar de um mercado em expansão, entre as principais questões que afastam possíveis compradores, está a falta de estrutura de recarga. Ainda conforme dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em agosto, o Brasil tinha pouco mais de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos.
Pensando na transição energética, a Electra Energy e a Landis+Gyr fecharam uma parceria para implementar uma rede de carregadores em Curitiba. O CEO da Electra, Franklin Miguel, explica que a colaboração foi firmada para solucionar um problema relatado pelos clientes da comercializadora.
Na parceria, a Landis+Gyr fornecerá os carregadores comerciais para a instalação e a Electra será a responsável pela gestão da rede de abastecimento. A previsão é de que a implementação inicie ainda neste ano, com perspectiva de expansão ao longo de 2025 em diversas cidades brasileiras.
A previsão da ABVE é de que a frota brasileira de eletrificados fique próxima da marca de 400 mil no fim do ano.
Reportagem: Mirian Villa