Curitiba vai sediar encontro do BRICS

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba recebe, em março, um encontro entre representantes do BRICS, o grupo de países em desenvolvimento com destaque no cenário mundial pelo rápido crescimento econômico. O bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e o anúncio do evento foi feito pelo Itamaraty ao prefeito Rafael Greca na tarde de sexta-feira (8).

A iniciativa está marcada para os dias 12, 13 e 14 do mês que vem no Memorial de Curitiba e no Salão de Atos do Parque Barigui. Os participantes, vice-ministros de Relações Internacionais das nações, vão discutir temas relacionados ao comércio e cooperação mútua.

De acordo com a Prefeitura, as negociações para que Curitiba sediasse o evento do BRICS começaram em 2018, quando a cidade se candidatou oficialmente. Entre os aspectos que levaram à escolha da capital paranaense para a reunião, segundo a Administração Municipal, estão a gestão pública e a atenção à inovação. O Brasil é o país que preside o grupo em 2019 e o encontro também vai servir de preparação para a cúpula prevista para novembro, em Brasília.

Reportagem: Daiane Andrade